Fermat, Pierre (1601-1665)


Pierre Fermat nasceu no dia 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomagne, França, filho de um comerciante de couro. Ele estudou na Universidade de Toulouse, e na Universidade de Orléans, recebendo grau em direito em 1631. Durante toda sua vida em Toulouse, ele trabalhou como advogado e funcionário do governo.

Os seus deveres como funcionário público deixaram a Fermat bastante tempo para dedicar-se à sua real paixão, a matemática.

Fermat fez contribuições fundamentais para a geometria analítica (em alguns casos antes até de Renee Descartes), teoria dos números, e geometria infinitesimal (o precursor do cálculo). Ele é mais conhecido pelo seu “último teorema" em teoria dos números: não há grandezas inteiras positivas para x, y, z, e n com n > 2 e que satisfaçam

xn + yn = zn.

Esta foi talvez a conjetura mais famosa que permaneceu em aberto na matemática, até finalmente ser resolvida por Andrew Wiles em 1995(?).

A importância de Fermat na história da probabilidade deve-se à correspondência trocada com Blaise Pascal no problema dos pontos (determina a divisão do dinheiro apostado quando um jogo de azar entre jogadores com chances iguais estiver suspenso). Fermat deu uma solução baseada no cálculo de permutações. Esta correspondência é considerada por muitos como sendo o começo do desenvolvimento da teoria matemática das probabilidades.

Fermat morreu no dia 12 de janeiro de 1665 em Castres, França

Para retornar ao índice geral de biografias: