Cardano, Girolamo (1501-1576)


Girolamo Cardano nasceu no dia 24 de setembro de 1501 na cidade de Pavia, hoje pertencendo à Itália. Sem dúvida, ele é um dos personagens mais interessantes no início da história das probabilidades. O interesse precoce de Cardano pela matemática veio do seu pai que era um advogado comércial mas, evidentemente, também um matemático realizado. Depois, Cadano foi educado nas universidades de Pavia e Pádua. Ele recebeu o grau de doutor em medicina em 1525.

Cardano era um homem de muitos interesses e profissões, incluindo: leis, medicina, astrologia, e matemática. Cardano publicou The Practice of Arithmetic and Simple Mensuration  em 1537. O trabalho matemático pelo qual ele é mais conhecido atualmente, Ars Magna (A Grande Arte) foi publicado em 1545. Este livro contém uma variedade de métodos para resolver equações polinomiais, e se antecipa à descoberta dos números complexos. Adicionalmente, Cardano escreveu duas enciclopédias de ciência natural. Ele alcançou fama extraordinária como médico, e realmente foi considerado um dos cientistas de vanguarda na Europa.

Porém, Cardano era também um ávido e, às vezes, jogador compulsivo que desperdiçou uma parte significante da sua vida e fortuna em jogos de azar. Pelo lado positivo, o seu interesse no jogo conduziu-o ao estudo matemático  das probabilidades. O livro de Cardano Liber de Ludo Aleae (O Livro dos Jogos de Azar), publicado depois da sua morte em 1663, continha talvez a primeira análise matemática de jogos. Em particular, Cardano formulou o conceito fundamentalmente importante de resolver um problema de probabilidade identificando o espaço amostral com resultados igualmente prováveis.

Cardano sofreu também várias outras tragédias. O filho de Cardano, Giambatista envenenou a sua esposa. Cardano foi sumariamente encarcerado acusado de heresia (em parte por lançar o horóscopo de Jesus). Cardano predisse a data da sua própria morte, uma predição que ele assegurou que talvez ocorresse  através de suicídio. Em todo caso, Cardano morreu no dia 21 de setembro de 1576 em Roma.

Para retornar ao índice geral de biografias: